FALLINGWATER HOUSE (A casa da cascata)


FALLINGWATTER HOUSE

 

“Frank Lloyd Wright Para Edgar J. Kaufmann”

A visita á cascata na floresta fica comigo, uma residência já tomou forma na minha mente para a música da corrente…

Uma perfeita combinação entre a arte, a arquitectura e o meio ambiente, a casa da cascata é uma residência da autoria de Frank Lloyd Wright, construída em 1935 para Edgar J. Kaufmann, Wright desenhou uma casa que estava muitos anos á frente do seu tempo em termos de material, no uso do espaço, e na integração com o meio ambiente que a arrodeia.

Inicialmente Kaufmann toma conhecimento de Frank Lloyd Wright através do seu filho; eles certamente conheciam Frank Lloyd Wright toda a gente conhecia… pelo menos quem prestasse atenção ao design naquela altura. O seu filho tinha estado a estudar em York e regressou aos E.U.A por causa da 2.ª guerra mundial, e um amigo dele, deu-lhe uma cópia da auto biografia de Frank Lloyd Wright, ele (Kaufmann) leu-a e ficou fascinado pelas ideias que Frank Wright transmitia, que o design e a arte deviam fazer parte integrante das nossas vidas diariamente.

Frank Lloyd Wright, tinha 67 anos, para se ter uma ideia onde Frank Lloyd Wright estava nesta altura da sua carreira, ele nascera pouco depois da guerra civil, os edifícios mais recentes por ele projectados são do inicio da década de 1890 é agora 1935 ele tem cerca de 67 anos e a maioria no mundo da arquitectura viam-no como um arquitecto retirado do mercado e não no activo, ele era visto como o arquitecto que abriu o caminho para o modernismo mas não como fazendo mais parte do modernismo na época. Frank Lloyd Wright como qualquer bom arquitecto conseguia cheirar um potencial cliente a quilómetros de distância; temos aqui duas fortes personalidades.

Frank Lloyd Wright, e Edgar J. Kaufmann sénior durante a maior parte do tempo viram que precisariam um do outro para alcançar este objectivo que tinham em comum que era a casa da cascata. E para Frank Lloyd Wright que não trabalhava essencialmente á mais de uma década para além de uns pequenos projectos, ele vê isto como a sua oportunidade para se restabelecer novamente no mundo da arquitectura, uma das coisas maravilhosas acerca da casa da cascata ao contrário de muitos dos edifícios de Frank Lloyd Wright, é que nunca foi permitido que se degradasse os Kaufmann preservaram-na muito bem.

FALLINGWATER

Quando da conservação feita de 1963 fez-se todos esforços para ter a certeza que o edifício e a vista mantinham todos a sua característica, mais recentemente fez-se uma restauração de cerca de 11,5 milhões de dólares no edifício que tinha zonas em perigosa situação de colapso, a preocupação que os engenheiros disseram aos Kaufmann nos anos 30, era bem fundada, não havia aço suficiente na casa; algumas das zonas dos terraços, varandas deflectiram cerca 20/25 cm, fez se um grande reforço do edifício que o próprio Edgar nunca saberia ao olhar para lá, tudo o que foi feito, a maior parte dos reforços foram instalados no chão. Uma das únicas características da casa da cascata comparada com outras grandes obras de Frank Lloyd Wright é que esta é a maior obra de Frank Lloyd Wright que chegou ao domínio público com ambas, a casa, a mobília, a colecção de arte, e a vista intactas. Wright não só desenhou a casa desde as fundações, como também desenhou a própria mobília para a enquadrar com a casa, ele teve este conceito realista de aproximação com o viver nela. O orçamente original dado por Wright foi por volta dos 40 mil dólares isto acabados de sair da grande depressão económica de 1929, por volta de 1935, 1936. o custo final da casa ficou por volta dos 155 mil dólares ele estava definitivamente muito para além do orçamento. Para mim fallingwater house faz parte da minha própria história pessoal agora, e é incrível, quando eu chego aqui de manhã e conduzo através desta paisagem estonteante, o sentimento de ter em parte a ver com isto por ser a responsável pela manutenção do edifício é um sentimento maravilhoso que continua quando mostro a alguém a casa da cascata, atravessando a passagem que leva á casa e dou a volta e começamos a ver a casa a tomar forma através das árvores e não é o que esperas que sejas, não vês aquela elevação clássica de sudoeste com a casa da cascata á vista quando nos aproximamos da casa, não até teres passado pela casa e deixado o local, só então é que tens a hipótese de ver aquela vista. A casa da cascata é mais importante peça da arquitectura da América, o edifício mais importante em termos arquitectónicos, é famoso internacionalmente, os nossos visitantes chegam de todas as partes do mundo, como é que alcançamos essa audiência global e é para ai que estamos a olhar neste momento em termos de programação, o que podemos nós fazer para atrair estudantes de todas as partes do mundo.

FALLINGWATER MOBILIA

Todos os aspectos da casa foram mantidos intactos desde a mobília á textura da casa desenhada pelo próprio Frank Lloyd Wright, até ao equilíbrio ambiental único que complementa a casa. Inquestionavelmente um dos mais importantes trabalhos de arquitectura na América a casa da cascata continua edificada sobre bear run em Fayette country Pensylvania nos E.U.A. e está aberta ao público para a explorarem e experimentarem a sua beleza. Durante 70 anos a casa da cascata fascinou-nos, para viver não só ao lado da natureza mas inserida nela.

FALLINGWATER INTERIOR

 

CASA DA CASCATA

“Frank Lloyd Wright Para Edgar J. Kaufmann”

“Eu quero que vocês vivam com a cascata, e não só que olhem para ela, mas que ela se torne uma parte integral das vossas vidas.”

FALLINGWATER

 

  1. Olá
    Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba. E uma das obras que eu mais admiro sem duvida é a Casa da cascata de Write. Vou fazer um trabalho sobre esse projeto e gostaria de todas as informações possíveis sobre ele. Tantos das idéias de Write antes do projeto, seu conceito sobre ele, enfim TUDO. Ficaria agradecida se me ajudarem.
    Um abraço

  2. GOSTARIA DE SABER QUAL É A METRAGEM DA CASA

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: