PRECIOUS Produzido por “Oprah Winfrey”


PRECIOUIS

Precious, filme vencedor do Óscar de melhor actriz secundária para “Mo’niquie,” conta a história de uma adolescente analfabeta, gorda e menos bonita, do Harlem que é maltratada pela mãe, violada pelo pai e está à espera do segundo filho de pai desconhecido, é produzido por Oprah Winfrey, e conta no seu elenco com as presenças de Mariah Carey e de Lenny Kravitz. O filme ganhou, o Festival de Cinema de Toronto, que não tem competição e cujos prémios principais são atribuídos pelo público.

Precious, realizado por Lee Daniels e interpretado pela estreante Gabourey Sidibe, é baseado no livro Push, de Sapphire, e já havia dado que falar no Festival de Sundance, em Janeiro. Daniels disse que fez o filme “para todas as pessoas que se olham no espelho e se sentem inseguras sobre a pessoa que está a olhar para elas”. O realizador não esteve presente em Toronto por se encontrar em viagem na Europa.

No Livro PUSH da autora Saphphire. A história passa-se em harlem, 1987, uma adolescente de 16 anos, iletrada é abusada sexualmente pelo pai e mentalmente e fisicamente pela mãe.

PUSH

A jornada de livro e filme têm muito em comum, na verdade. Ramona Lofton, também conhecida pelo pseudónimo Sapphire , é uma poeta e artista nascida na Califórnia e integrada na cena nova-iorquina desde o final dos anos 1980. “Push” é o seu único livro de ficção, a versão criativa de sua experiência como a tendente  num abrigo para mulheres do Harlem, e foi publicado às custas da própria autora, sem grande repercussão. Foi preciso o endosso de uma poderosa agente literária algum tempo depois, para que ele fosse lançado comercialmente, criando um dos maiores frisons literários de 1996.

A escola é um lugar de caos, e Precious alcançou o nono ano com boas notas e um terrível segredo: ela não sabe ler nem escrever. Precious, Por baixo de sua expressão impassível é uma vigilante, curiosa mulher jovem, com um sentido rudimentar, mas inabalável de que existem outras possibilidades para ela.

Ameaçada de expulsão, a Precious é oferecida a possibilidade de transferência para uma escola alternativa, cada um ensina um /Each One Teach One. Mas Precious não conhece o significado de alternativa, mas o seu instinto diz-lhe que esta é a chance que ela estava espera. No atelier de alfabetização ensinada pela paciente, porém firme Ms. Rain, Precious começa uma jornada que irá levá-la das trevas, dor e impotência à luz, amor e auto-determinação.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: