MARILYN MONROE


MARILYN MONROE

Marilyn Monroe personificou o glamour hollywoodiano com incomparável brilho e energia que encantaram o mundo. Apesar de sua beleza deslumbrante, as suas curvas e lábios carnudos, Marilyn era mais do que um símbolo sexual na década de 50. A sua aparente vulnerabilidade e inocência, juntamente com a sua inata sensualidade, tornaram-na querida no mundo inteiro. Dominou a Era das grandes estrelas e, sem dúvida, foi a mulher mais famosa do século 20.


Nasceu Norma Jean Mortenson, no dia 1 de Julho de 1926, em Los Angeles, Califórnia, filha de Gladys Baker. Como a identidade de seu pai era desconhecida, foi baptizada como Norma Jean Baker. Gladys, trabalhava nos estúdios RKO como editora de filmes, mas os seus problemas psicológicos impediram-na de permanecer no emprego e foi assim levada para uma instituição mental.


Norma Jean passou grande parte de sua infância em casas de família e orfanatos até que, em 1937, mudou-se para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga da família. Infelizmente, em 1942, o marido de Grace foi transferido para a costa Leste, e o casal não tinha condições financeiras para levar Norma Jean, na época com 16 anos. Norma Jean tinha duas opções: voltar para o orfanato ou casar-se.


No dia 19 de Julho de 1942, casou com Jimmy Dougherty de 21 anos, com quem estava a namorar há seis meses: “Ela era uma menina doce, generosa e religiosa”, disse Jimmy, “Ela gostava de ser abraçada”. Norma Jean amava Jimmy e eles estavam muito felizes juntos, até que ele entrou para a marinha e foi transferido para o Pacífico Sul em 1944.


Após a partida de Jimmy, Norma Jean começou a trabalhar na fábrica Radio Plane Munition em Burbank, Califórnia. Alguns meses depois, o fotógrafo Davis Conover viu-a enquanto tirava fotos de mulheres, que estavam a ajudar durante a guerra, para a revista Yank. Ele não acreditou na sua sorte. Ela era um “sonho” para qualquer fotógrafo. Conover utilizou-a para a sua sessão de fotos e começou a enviar-lhe propostas de trabalho como modelo. As lentes adoravam Norma Jean, e em dois anos ela tornou-se uma modelo respeitável e estampou o seu rosto em várias capas de revistas. Começou a estudar o trabalho das lendárias actrizes Jean Harlow e Lana Turner, e inscreveu-se em aulas de teatro, sonhando com o estrelato. Porém, Jimmy retornou em 1946, o que significou que Norma Jean tinha que fazer outra escolha, dessa vez entre seu casamento e sua carreira. Divorciou-se de Jimmy em Junho de 1946, e assinou o seu primeiro contrato com a Twentieth Century Fox, em 26 de Agosto de 1946. Ganhava $125 por semana. Pouco tempo depois, tingiu o seu cabelo de loiro e mudou o seu nome para Marilyn Monroe (Monroe era o sobrenome de sua avó). O resto, como dizem, virou história.

MARILYN MONROE


O primeiro papel de Marilyn num filme foi uma participação, em 1947, em “The Shocking Miss Pilgrim”. Fez pequenas actuações até 1950, quando conseguiu um pequeno, mas influente papel no thriller de Jonh Houston “The Asphalt Jungle – Quando a Cidade dorme”. Ainda naquele ano, a actuação de Marilyn no papel de Claudia Caswell em “All About Eve – Eva” (estrelando Bette Davis) rendeu muitos elogios. A partir daí, participou de filmes como: “Let’s Make It Legal”, “As Young As You Feel”, “Monkey Business”e “Don’t Bother to Knock – “. No entanto, foi a sua performance no filme Niagara em 1953, que a tornou uma estrela. Marilyn fez o papel de Rose Loomis, uma jovem e bela esposa que planeava matar o seu velho e ciumento marido (Joseph Cotten).


O sucesso de Marilyn em Niagara rendeu-lhe os papeis principais em “Gentlemen Prefer Blondes – Os homens preferem as loiras” (com participação de Jane Russell) e “How to Marry a Millionaire – Como conquistar um milionário” (com participação de Lauren Bacall e Betty Grable). A revista Photoplay votou em Marilyn para melhor actriz iniciante de 1953, e aos 27 anos de idade ela era sem dúvida a loira mais amada de Hollywood.


No dia 14 de Janeiro, 1954, Marilyn casou com o jogador de baseball Joe DiMaggio, em São Francisco, Califórnia. Eles namoravam durante dois anos quando Joe pediu ao seu agente que organizasse um encontro para os dois jantarem e pediu-a em casamento. “Eu não sei se já estou apaixonada por ele,” disse Marilyn à imprensa logo no início de seu relacionamento, “mas sei que gosto dele mais do que qualquer homem que já conheci”. Durante a sua lua de mel em Tokyo, Marilyn fez uma performance para os militares que estavam em serviço na Coreia. A sua presença causou quase uma revolução, e Joe estava claramente incomodado com aqueles milhares de homens desejando a sua mulher. Infelizmente a fama de Marilyn e sua figura sexual tornaram-se um problema no seu casamento.

Nove meses depois, no dia 27 de Outubro de 1954, Marilyn e Joe divorciaram-se. Atribuíram a separação a “conflitos entre carreiras”, mas permaneceram bons amigos.


Em 1955, Marilyn estava pronta para livrar-se da imagem de furacão loiro. Isso tinha-lhe proporcionado o estrelato, mas agora que tinha várias oportunidades e experiência, Marilyn queria seguir com seriedade a carreira de actriz. Mudou-se de Hollywood para New York, para estudar na escola de actores de Lee Strasberg. Em 1956, Marilyn abriu a sua própria produtora, “Marilyn Monroe Productions”. A empresa produziu “Bus Stop – Paragem de autocarro” e “The Prince and the Showgirl – O Principe e a Corista” (com participação de Sir Laurence Olivier). Esses dois filmes serviram para Marilyn mostrar o seu talento e versatilidade como actriz. Marilyn foi reconhecida pelo seu trabalho em “Some Like It Hot – Quanto mais quente melhor”, 1959, e ganhou um globo de ouro como “Melhor actriz Comediante”.

No dia 29 de Junho de 1956, Marilyn casou-se com o dramaturgo Arthur Miller. O casal conheceu-se através de Lee Strasberg, e os seus amigos comentavam que ela o deixava de “pernas bambas”. Enquanto eles estavam casados, Arthur escreveu o papel de Roslyn Taber em 1961, em “The Misfits – Os Inadaptados”, especialmente para Marilyn. Estavam também no elenco Clarck Gable e Montgomery Clift. Infelizmente o casamento entre Marilyn e Arthur terminou no dia 20 de Janeiro, 1961 e este foi o último filme por completo em que Marilyn (e Gable) actuou.
Nos globos de ouro de 1962, Marilyn foi nomeada como personalidade feminina favorita de todo cinema mundial, provando mais uma vez que era totalmente adorada.


Lamentavelmente, o pior aconteceu na manhã do dia 5 de Agosto de 1962, aos 36 anos Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, Califórnia. O mundo estava em choque. O brilho e a beleza de Marilyn faziam parecer impossível que ela tivesse deixado a todos. No dia 8 de Agosto de 1962, o corpo de Marilyn foi velado no Corredpr de Memórias, nº 24, no Westwood Memorial Park em Los Angeles, Califórnia.
Durante a sua carreira, Marilyn actuou em 30 filmes e deixou por terminar “Something’s Got to Give – Alguém tem de ceder”. Ela foi mais do que uma estrela de cinema e rainha do glamour: foi um verdadeiro furacão durante toda sua vida, a popularidade de Marilyn foi muito além de qualquer ícone. Hoje o nome “Marilyn Monroe” é sinónimo de beleza, sensualidade e classe. Ela continua a ser considerada uma inspiração para todos aqueles que lutam pelos seus ideais e superam todos os obstáculos.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A DIVA MAIOR DA 7ª ARTE

Nome:
Norma Jeane Mortenson
Também conhecida como:
Norma Jean Baker
e também,
Marilyn Monroe
Data de Nascimento:

1º de Junho, 1926
Local de Nascimento:
Los Angeles, Califórnia
Data de Morte:
5 de Agosto,1962
Local de Morte:
Brentwood, Califórnia
Túmulo:
Los Angeles Memórial Park, Califórnia

Altura:
1,67m
Peso:
63 kg
Medidas:
93-58-91
(de acordo com o estúdio);
88-58-88
(de acordo com o costureiro)
Cor do cabelo:
Loiro
Cor dos olhos:
Azul
Colégios:
Van Nuys High School;
University High School
Ocupação:
Modelo,
actriz e cantora

MARILYN MONROE


Mãe:
Gladys Baker
Meio irmão:
Hermitt Jack Baker
Meia irmã:
Berniece Miracle
Casamentos:
Jimmy Dougherty
(1942-1946);
Joe DiMaggio (1954);
Arthur Miller (1956-1961)
Enteados: Joe DiMaggio Jr.,
Jane und Robert Miller

Sabia que?

Em 1999,
Marilyn é votada
a mulher mais sensual
do século 20
pela revista Playboy.

Em 1999,
Marilyn é nomeada
a mulher mais sexy
do mundo
pela “People´s Magazine”.

MARILYN MONROE


Em 1º de Junho 1995,
Marilyn é homenageada
num selo comemorativo
de 32¢ que circulou pelos EUA.

Elton John gravou a música
“Candle in the Wind”
em homenagem
a Marilyn Monroe.

Em Dezembro de 1953,
Marilyn é a
“queridinha” do mês
da revista Playboy.

Em Fevereiro de 1953,
Marilyn é nomeada
“Mulher que mais Apareceu
na Media no Mundo”
pelo Advertising Association
of the West.

Ela é coroada Miss Rainha
Alcachofra em 1947.

Em 1946,
ela começa a usar o nome
Marilyn Monroe, mas só o regista
em 23 de Fevereiro de 1956.

Marilyn Monroe casa-se
com Joe DiMaggio
no San Francisco
City Hall.

Marilyn Monroe é nomeada
pela Academy Award britânica
“Melhor Actriz Estrangeira”
no filme O Pecado Mora ao Lado
(Seven Year Itch).

“I’m going to be a great movie star some day.”

  1. Marilyn monroe
    nao foi apenas uma grande atriz e cantora Marilyn foi uma mulher polêmica e de grande influencia no cinema alem de uma mulher muito bonita que sofreu durante a sua vida, na infância foi abandonada em um orfanato e na adolescência obriga a casar, seus casamentos foram difíceis por causa de sua beleza lisonjeante e seu talento como atriz Marilyn deixou saudades e lembranças muito boas a melhor atriz de todos os tempos

    • Lizzy
    • 22 de Maio, 2011

    essa primeira foto naum é Marilyn!
    é a Susan Griffits, uma imitadora dela

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: