PORTUGAL E A GRANDE GUERRA “Aniceto Afonso & Carlos de Matos Gomes”


PORTUGAL & A GRANDE GUERRA

Em termos simples, podemos dizer que a 1ª Guerra Mundial é um componente do período longo de conflitos globais do século XX (1914-1945), que marca a transição da hegemonia inglesa para a americana.

No período posterior às Guerras Napoleónicas (depois de 1815) criou-se um sistema unipolar de  hegemonia britânica, que vigorou até ao último quartel do século XIX. A Inglaterra era o coração da revolução industrial que transformava o mundo, e Londres era o centro financeiro, económico, militar e tecnológico do planeta. No último quartel do século XIX esta situação começa a mudar rapidamente, por efeito daquilo a que muitos autores chamam 3ª revolução industrial, marcada pelo desenvolvimento da electricidade, dos combustíveis líquidos, do motor de explosão e da indústria química. A Inglaterra, que era a primeira economia mundial em 1860, passava já para terceiro lugar em 1905, numa transição entre uma economia mundial com um só poder de primeira ordem (a Inglaterra), para outra com três (Estados Unidos da América, Alemanha e Inglaterra).

Do mesmo modo, houve importantes ajustamentos nos poderes de segunda ordem, com economias como a da França e da Itália em queda e outras, como a da Rússia e do Japão, em pujante desenvolvimento. É esta vaga de fundo que está na origem da revisão dos valores da vivência internacional e de graves crises de alteração do equilíbrio global e regional.

Editora: QuidNovi

Data 2010

    • Marcelo Sousa
    • 21 de Abril, 2010

    Olá,

    Gostava de saber se este livro se encontra á venda em algum sítio? Conheço-o, não com essa capa, mas sim com uma vermelha (o meu avô fez a colecção e mandou para o DN encadernar) Procuro este livro á muito tempo.
    Agradecia a sua Resposta

    Obrigado
    Marcelo Sousa

    • Olá, em resposta ao seu comentário ao post, Portugal e a Grande Guerra de Códigos da Cultura, (https://codigodacultura.wordpress.com), informo-lhe que este livro ainda não se encontra disponível a venda neste momento. Será o próximo lançamento da editora Portuguesa QuidNovi, a partir de, 03/05/2010 com um preço de venda ao público a rondar os 40€.

      atentamente;

      Paulo Coelho.

    • jose
    • 31 de Outubro, 2011

    tao caro!!!!???

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: