O VATICANO


Mapa do Vaticano

O Vaticano é o menor estado independente do mundo, encravado na capital de Itália, Roma. Deve a sua existência ao facto de ser a sede da Igreja Católica Romana.

História

O Vaticano, na sua forma actual, foi estabelecido pelo tratado de Latrão, em 11 de Fevereiro de 1929, sucedendo aos Estados Pontifícios. As terras destes haviam sido doadas em 756 por Pepino, o Breve, rei dos francos.

Política

O Papa é o chefe de estado do Estado do Vaticano. É eleito por um colégio de cardeais denominado conclave e o cargo é vitalício. Conclave (do latim cum clave, que significa com chave) é a reunião em clausura muito rigorosa dos cardeais aquando da eleição do Papa. Os cardeais permanecem incomunicáveis com o exterior até haver um Papa escolhido.

Tecnicamente é uma monarquia electiva não hereditária. O termo cidade do Vaticano é referente ao Estado, enquanto que Santa Sé é referente ao governo da Igreja Católica efectuado pelo Papa e pela Cúria Romana. O Estado do Vaticano, com o estatuto de observador nas Nações Unidas foi admitido como membro de pleno direito em Julho de 2004, mas não requereu direito de voto.

Geografia

A área do Vaticano é de 0.44 Km². Ele está situado no meio da capital italiana, Roma. Por isso, não possui área costeira. A defesa do país é da responsabilidade da Itália, enquanto que a segurança do Papa fica a cargo da Guarda Suíça.

O Estado da cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica romana e situa-se na margem ocidental do rio Tibre, no centro ocidental de Roma. Em 2006 contava com cerca de 932 habitantes.

Economia

A economia do Vaticano é baseada na captação de donativos nas igrejas subordinadas ao país em questão pelo mundo fora. Essa maneira de arrecadação existe com a finalidade de suprir as contas do Vaticano com evangelização e suportar os programas sociais que desenvolve.

O país mantém um canal de donativos conhecido como “Óbolo de São Pedro”, onde o doador remete os fundos directamente ao Santo Padre.

Bento XVI (nascido em 16 de Abril 1927 em Marktl am Inn, na Baviera, Alemanha) é o nome adoptado pelo Cardeal Joseph Ratzinger ao ser escolhido como o novo Papa após o conclave de 2005. O colégio de Cardeais elegeu-o como Papa a 19 de Abril de 2005.

Papa BentoXVI 19 de Abril de 2005


Outra forma de captação de recursos é o turismo dentro do complexo de museus e patrimónios da humanidade que há na Santa Sé. Não há outro lugar no mundo com tanto valor artístico e intelectual concentrado como os arquivos secretos do Vaticano, biblioteca, acervos diversos e a arte contida nos templos locais.

Demografia e outros dados

Língua oficial …………….. Latim (o italiano é muito comum)
Papa ………………………… Bento XVI
Área …………………………. 194º maior
– Total ……………………….. 0.44 km²
– % água ……………………. Insignificante
População ………………… 194º mais populoso
– Total (2006) …………….. 932
– Densidade ………………. 2023 h/km²
Independência …………… Tratados de Latrão
– Data ………………………… 11 de Fevereiro de 1929
Moeda ……………………….. Euro (Antes de 1999: Lira do Vaticano)
Fuso horário ………………. UTC +1
Hino nacional …………….. Inno e Marcia Pontificale
Código Internet ………….. .VA
Código telefónico ……….. 379

Cultura

A cultura do Vaticano é obviamente correspondente à cultura da Igreja Católica e o seu expoente são as soberbas obras de arquitectura como a Basílica de São Pedro, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a colecção do Museu do Vaticano. O palácio onde reside o Papa tem 5 mil quartos, 200 salas de espera, 22 pátios, 100 gabinetes de leitura, 300 casas de banho e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas.

Guarda Suíça é o nome que recebe o grupo de soldados contratados para proteger o papa. Foi criado no século XV.

Bandeira do Vaticano

BANDEIRA DO VATICANO

A bandeira do Vaticano consiste em duas bandas verticais em amarelo (à tralha) e branco, com as chaves cruzadas de São Pedro e a mitra papal centradas na banda branca.

Em heráldica, amarelo e branco representam em geral dois metais, ouro e prata, que não são colocados lado a lado. Esta é uma excepção especial, porque as cores também representam as chaves de São Pedro.

    • Alexandre Michael
    • 2 de Janeiro, 2012

    O Vaticano também abriga Sociedades Secretas, como a Maçonaria, e contém uma simbologia toda ocultista…é só observar o cerimonial do enterro do Karol Jósef Wojtyla: Caveira e Ossos no 2º caixão de chumbo, representa ressurreição em rituais de iniciação O terceiro caixão de madeira em formato trapezoidal usado em rituais de magia para armazenar energia demoníaca. E a letra “M” no brasão do Pontífice para justificar Maria. Maria nunca foi justificada por uma letra…

  1. 4 de Janeiro, 2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: