A FOTOGRAFIA


A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] (“luz”), e γραφις [grafis] (“estilo”, “pincel”) ou γραφηgrafê, que significa “desenhar com luz.Maquina Fotográfica.

A fotografia é essencialmente, a técnica de criação de imagens por acção da luz, fixando esta a uma superfície sensível. A fotografia tal como a conhecemos, nasceu a preto e branco, mais precisamente com o preto sobre o branco, no início do século XIX.

A fotografia não é a obra final de um único inventor. Ao longo da história, diversas pessoas foram acumulando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos hoje. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta, já em 1558, é conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas.

O cientista italiano Ângelo Sala, em 1604, percebeu que um composto de prata escurecia ao Sol, supondo que esse efeito fosse produzido pelo calor. Foi então que, Johann Heinrich Schulze fazendo experiências com ácido nítrico, prata e gesso em 1724, determinou que era a prata halogénea, convertida em prata metálica, e não o calor, que provocava o escurecimento.

1ª foto 1826

A primeira fotografia de que há registo (a preto e branco) é de 1826 e foi atribuída ao Francês Joseph Nicéphore Niépce, tendo sido produzida numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia, e exposta durante cerca de 8 horas à luz solar até produzir uma imagem.

Niépce, chamou ao processo heliografia (gravura com a luz do sol), heliografia, (“fotografia”) esta que não se parecia com as fotografias actuais. No entanto a sua fotografia de 1826 é considerada a primeira foto permanente do mundo.

Após a morte de Nièpce, o Francês Louis Jacques Mandé Daguerre, que paralelamente a este, também desenvolvia uma concepção fotográfica, desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos. O processo foi denominado daguerreótipo. Daguerre descreveu seu processo à Academia de Ciências e Belas Artes, na França e logo depois requereu a patente do seu invento em Inglaterra. A popularização dos daguerreótipos deu origem às especulações sobre o “fim da pintura”, inspirando o Impressionismo

Em 1839 o Britânico, Willyam Fox Talbot desenvolveu um diferente processo denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata, que Máquina fotográficaposteriormente eram colocadas em contacto com outro papel, produzindo a imagem positiva. Este processo é muito parecido com o processo fotográfico em uso hoje, pois também produz um negativo que pode ser reutilizado para produzir várias imagens positivas.

As investigações prosseguiram, protagonizadas por inúmeros cientistas, atingindo alguns resultados importantes. Um dos mais marcantes foi a solução do negativo em vidro, criada em 1851, que permitia reunir as melhores características dos dois processos anteriores.

Em meados de oitocentos, a fotografia tornou-se um meio bastante popular de divulgação de informação visual sobre o mundo. Esta popularidade conheceu um grande incremento com a criação da fotografia estereoscópica em 1860.

A técnica foi evoluindo e em 1871 surge a fotografia instantânea que veio revolucionar por completo as expressões artísticas.

A fotografia popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888 com a introdução da câmara tipo “caixote” e pelo filme em rolos substituíveis criados por George Eastman. Na década de 1880, este inventa um negativo em rolo que admitia várias exposições para o qual construiu uma máquina de utilização muito fácil. Esta câmara, produzida a partir de 1888 chamava-se “Kodak nº 1” e foi responsável pela total democratização deste processo de realização de imagens.

Até então a pintura era o único processo capaz de imitar a realidade visível como se fosse uma imagem fotografada.

Com o aparecimento da fotografia a pintura pôde aspirar a outros objectivos que não fossem a exacta reprodução do que os olhos vêem.

Desde então, o mercado fotográfico tem experimentado uma crescente evolução tecnológica, como a introdução da cor na fotografia, ou até mesmo a fotografia digital como padrão mas isso é assunto para um próximo post.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: