O Fado


A palavra fado deriva do latim fatum, que significa destino.

A origem do fado, um estilo musical tipicamente português, é de difícil localização temporal e geográfica. Por conseguinte, julga-se que o fado de Lisboa terá tido origem nos cânticos do povo muçulmano, marcadamente dolentes e melancólicos.

Outra especulação encaminha-nos para os trovadores medievais cujas canções contêm características que o fado conserva. Os temas mais recorrentes passam pelo amor, a tragédia, as dificuldades da vida, a saudade, e a crítica política e social daí o seu tom triste e acabrunhado.

Outra conjectura aponta ainda para a origem do fado no lundum, música dos escravos brasileiros que teoricamente terá chegado até nós através dos marinheiros, por volta de 1820, hipótese pouco provável uma vez que se tem o fado como tipicamente Português.

O Fado tem Amália Rodrigues (1920-1999) como o seu ícone maior, nos maiores palcos de todo o mundo, a sua voz interpretou canções como “Povo Que Lavas No Rio”, “Foi Deus”, e “Vou Dar De Beber À Dor”. Outros fadistas fizeram deste estilo musical carreira, entre eles incluem-se: Carlos do Carmo, Carlos Ramos, Alfredo Marceneiro, Fernando Maurício, Hermínia Silva, Lucília do Carmo, Maria Teresa de Noronha, António Mourão, Rodrigo, Tristão de Silva, e Maria Alice, entre muitos outros. Mais recentemente, novas gerações surgiram, das quais se destacam Nuno da Câmara Pereira, Dulce Pontes, Camané, Misia, e Mariza entre outros.

Este estilo de música (“o fado”) está a expandir-se cada vez mais para além fronteiras, os estrangeiros tem cada vez maior curiosidade em tentar compreender o que é o fado, o sentimento que ele transmite, e a sonoridade genuína da guitarra Portuguesa que atrai a alma de quem a escuta.


Artigo elaborado & desenvolvido por;

Paulo Coelho. (“Sá”)

Fonte: Diciopédia 2009,

A web

    • path
    • 23 de Fevereiro, 2010

    parabéns pelo blog sá.
    kiss

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: